Praia Rasa: tudo sobre o kitepoint perto do Rio

By 28 de agosto de 2023 setembro 14th, 2023 Notícias

O Kitesurf é um esporte aquático que utiliza o vento como uma força da natureza. Por mais que tenha “surf” no nome, não é preciso ter onda para praticar, mas sim, vento. É através da força dele que a prancha irá deslizar sobre as águas. O kite, como também é  chamado, pode ser praticado em lagoas e lagoa, mares com ou sem ondas.

O aprendizado deste esporte depende, em um primeiro estágio, do domínio da pipa para então executar, de forma correta o movimento e depois disso conciliar a subida na prancha. 

Depois de dominar o básico (freeride), é possível realizar manobras (freestyle), saltar, percorrer longas distâncias a favor do vento (downwind) aumentar a velocidade (race) ou até mesmo surfar ondas grandes enquanto veleja (kitewave).

 

 

TEMPORADA DE VENTOS NA COSTA DO RIO DE JANEIRO

Um misto de windsurf, surf e wakeboard, o kite é um esporte que reúne adeptos em boa parte do mundo. Dependendo das condições do vento, o esportista pode atingir uma velocidade que se assemelha à estar sendo puxado por uma lancha.

Búzios é um dos picos mais incríveis para o kitesurfÉ possível velejar o ano todo, porém, para aumentar ainda mais a garantia de bons ventos, considere a temporada de kitesurf entre os meses de julho e janeiro. Nesses meses, o vento cria condições perfeitas para a prática desse esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos. O vento em Búzios, nessa época, chega a velocidade de 15 a 25 nós nordeste.

A pouca ondulação, pouca profundidade e posição predominante do vento maral na Praia Rasa, favorecem o local para que seja um dos melhores kitepoints do RJ e Região dos Lagos. Para os iniciantes, as águas rasas com correntes mornas vindas do Equador, facilitam professores e alunos a evoluírem em segurança no aprendizado.

O esporte também é praticado na Praia de Manguinhos, justamente pelos ventos que sopram constantemente neste lado da península, voltado para norte/nordeste. 

 

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA PRÁTICA DE KITESURF

Pipa | Bomba | Barra | Trapézio | Colete | Prancha 

Na escolha do kite, você deve saber que, quanto mais vento, menor deve ser a sua pipa. Por outro lado, deve-se considerar seu tamanho, altura e peso. A bomba servirá para inflar o seu kite.

O trapézio, que vai preso à cintura, segura você à barra, que por sua vez, conecta você ao kite por meio de linhas. O colete irá ajudar na flutuação e se torna um equipamento essencial para a segurança. Entretanto, ele deve ser mais fino e mais curto que os coletes normais para não atrapalhar a prática e os outros equipamentos.

A prancha pode ser bidirecional ou unidirecional. As unidirecionais são voltadas para a prática de manobras como o surf. Já as bidirecionais, são voltadas para a prática na modalidade freestyle e freeride. Estas são utilizadas com alças e pads ou botas para fixarem aos pés.

 

DISTÂNCIA DO RIO DE JANEIRO ATÉ BÚZIOS

A distância do Rio até o balneário de Búzios é de aproximadamente 172 km, o que torna a Armação dos Búzios um dos picos mais procurados pelos cariocas. A viagem dura em torno de 2h30.

 

APOIO E AULAS DE KITESURF EM BÚZIOS

Na Villa Rasa, é possível agendar com a recepção aulas de KiteSurf para iniciantes, ou supervisão para quem ainda não conhece o pico. 

A Búzios Kitesurfing School é uma outra opção de escola, foi a primeira do balneário e faz parte da IKO (International Kiteboard Organization).

Também é possível fazer aula com o atleta olímpico e campeão mundial de Windsurf, Ricardo Winicki, conhecido como Bimba. Sendo mais uma opção para o aprendizado em Búzios.

 

ONDE SE HOSPEDAR PARA FAZER KITESURF EM BÚZIOS?

A Pousada Villa Rasa possui estrutura pé na areia para desfrutar do maior conforto ao velejar. De frente e com acesso a Praia Rasa, sua família e amigos terão um camarote privilegiado para assistir ao seu velejo. Sem contar a comodidade de acompanhar o vento desde o acordar, facilitando a escolha do melhor momento de entrar na água.

O restaurante do hotel, o Mero, está localizado estrategicamente no deck frente mar, tudo para você desfrutar de uma boa gastronomia sem sair de perto de seus equipamentos e de um horizonte de mar a perder de vista. Aproveite o melhor do kitepoint da Rasa em Búzios, na Villa.

Entre em contato com nossa equipe para fazer sua reserva:

RESERVAR

 

 

BÔNUS: PICOS PRÓXIMOS A BÚZIOS PARA VELEJAR

Além da Praia Rasa e Praia de Manguinhos, há alguns outros kitepoints conhecidos na região dos lagos para conhecer. 

Arubinha, o mais conhecido deles, é uma zona na Lagoa de Araruama perfeita para o velejo, além de ser um lugar que vale conhecer. Fica a 48,5 km da Villa Rasa.

Outro point desejado pelos kitesurfistas é a Lagoa do Foguete, que fica em Cabo Frio, a 27,5 km da pousada.

Se você é fã do kitewave, a Praia do Peró e Praia do Forte são ótimas escolhas. Estão a 11 e 21 km de distância da Villa, sucessivamente.

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação